Tuesday, January 23, 2007

OK GO - Here It Goes Again

Há um par de meses ninguém dava nada por eles. Depois deste teledisco ser divulgado, andam na boca do mundo.

São norte-americanos. Chamam-se OK GO, grupo apontado como seguidor do power-pop dos Cheap Trick e do glam-rock de T. Rex.
Oh No, o segundo álbum da banda, editado em Agosto de 2005, não ameaçava igualar a boa receptividade do homónimo disco de estreia (sucesso relativo há quatro anos, sobretudo em terras do Tio Sam). No entanto, o vocalista Daniel Kulash e comparsas já sabiam que o poder de transformar carreiras reside agora bem mais perto da iniciativa espontânea do que do marketing convencional. Alegadamente à revelia do programa de promoção engendrado pela Capitol Records, decidiram gravar um teledisco para o primeiro single, «A Million Ways», poupando na sua feitura o mais possível – o resultado pode ser visto aqui. Gravado em apenas um «take», o clip apresenta a banda nas traseiras da casa de Daniel Kulash a dançar uma coreografia criada pela irmã do vocalista. O vídeo de baixo orçamento tornou-se, rapidamente, um sucesso, sendo um dos telediscos mais descarregado de sempre na internet. Entusiasmados com o feito, os OK Go repetiram a dose com "Here It Goes Again", agora com um pequeno "update": o grupo dança sobre passadeiras de ginásio. Nos primeiros seis dias, os acessos ao vídeo não pararam de crescer e – corolário desta euforia digital – o grupo acabou por ser convidado a reproduzir a famosa coreografia na edição deste ano dos MTV VMA (ver aqui). Resultado: Oh No chegou à segunda posição do top de vendas do iTunes e os OK Go voltam às digressões.




A Banda comenta "Here It Goes Again":
Quando começamos a fazer esse disco, eu tinha terminado com minha namorada de muitos anos. Logo depois, quando eu estava passando do tipo de tristeza formigante que dá nas suas terminações nervosas para uma mais introspectiva, do tipo de melancolia "descubra-quem-você-é", concordei em ir com meu companheiro de quarto da faculdade a um pequeno boteco no meu bairro de Chicago para chorar as mágoas. Inesperadamente, e não bem-vindo no início, um bando de outros colegas da faculdade acabou aparecendo. Eles agiam consideravelmente menos tristes que nós, e logo estávamos todos chapados e de volta ao meu apartamento.

Eu fiquei com uma velha conhecida naquela noite, e acordei atordoado ao descobrir que já estava a fim dela. Na obscuridade da minha ressaca, onde eu esperava encontrar uma vazia auto-repugnância, havia essa vertiginosa êxtase. Essa música fala do momento logo depois que ela deixou meu apartamento. Sou eu na vertigem de uma obsessão surpresa, gargalhando para o alto e balançando a cabeça para mim mesmo por ter sido pego de surpresa tão facilmente.

No comments: